10 habilidades importantes para um Social Media




Não há um melhor caminho educacional ou histórico de trabalho para gerentes de mídia social. Grandes gestores de mídia social podem vir de uma variedade de origens devido à variedade de habilidades usadas na função.



Aqui estão dez habilidades essenciais para ser um bom gestor de mídia social:

1. Escrita

Quase todas as postagens de mídia social precisam de uma legenda, portanto, uma boa redação é uma habilidade inegociável para todos os gerentes de mídia social.

Ainda mais do que escrever, os gerentes de mídia social devem ser bons em editar e escrever textos curtos para respeitar os limites de caracteres e os melhores comprimentos de legenda. É uma habilidade em si ser capaz de transmitir uma mensagem de marca, um CTA e ser ágil e envolvente em 280 caracteres .


2. Edição

Se há algo que deve ofender um profissional social, são erros de digitação. Ter erros de digitação repetidos ou gramática ruim é uma maneira certa de prejudicar a reputação de uma marca online, e os usuários de mídia social são rápidos em cometer erros. Ter boa atenção aos detalhes significa que os gerentes de mídia social identificarão erros de ortografia ou gramática antes de clicar em “enviar” em uma postagem.


3. Projeto

Dado que os recursos visuais desempenham um papel tão importante nas mídias sociais (especialmente em plataformas como o Instagram), os gerentes de mídia social precisam da capacidade de julgar entre um design bom e ruim. Eles não precisam ser designers gráficos, mas ter um olhar perspicaz e estar ciente das tendências de edição de fotos torna muito mais fácil trabalhar com designers e dar feedback construtivo.


4. Conhecimento da cultura pop e eventos atuais

De memes a tendências, a mídia social é construída sobre a cultura pop e os eventos atuais. Isso é especialmente verdadeiro para plataformas como o TikTok. Os profissionais de redes sociais sempre têm o dedo no pulso do que está acontecendo, não apenas para aproveitar oportunidades em tempo real relevantes para a marca, mas também para saber quando pausar postagens de mídia social devido a grandes eventos mundiais.

Ter uma forte conscientização global ajuda os gerentes de mídia social a estarem cientes das sensibilidades culturais e identificar piadas potencialmente impróprias que podem prejudicar a reputação de uma empresa.


5. Organização

Quando se trata de gerenciar um calendário de conteúdo, há muitas peças sujeitas a alterações. Postar diariamente significa trabalhar em ritmo acelerado, com muitas peças para acompanhar. É por isso que o agendamento de postagens é um recurso que economiza tempo para muitos profissionais sociais. Os gerentes de mídia social precisam ser altamente organizados para garantir que os ativos sejam entregues no prazo, na marca e aprovados por todas as partes interessadas. Pessoas que gostam de criar sistemas e podem lidar com a mudança de contexto são excelentes gerentes de mídia social.


6. Bom senso de negócios e orientação para objetivos

Embora os gerentes de mídia social não precisem de diplomas de negócios para serem bem-sucedidos, é importante ter uma boa noção de como os negócios funcionam. É responsabilidade do gerente de mídia social garantir que a estratégia de marketing de mídia social alcance os objetivos gerais do negócio.

Os melhores gerentes de mídia social têm mentes estratégicas e estão sempre pensando no quadro geral e em como as postagens podem apoiar o marketing de alto nível e as prioridades de negócios.


7. Análise de dados

Embora muitos profissionais de mídia social sejam criativos, eles também precisam não ter medo de trabalhar com números. As plataformas de mídia social fornecem toneladas de dados (às vezes demais), por isso é importante poder percorrer muitos dados e encontrar os pontos mais significativos que levam a insights acionáveis.

Conhecer as habilidades básicas do Excel permite que os gerentes de mídia social extraiam e manipulem dados sem precisar depender de outras pessoas. Isso é valioso quando é necessário analisar o desempenho por postagem ou detalhar análises sociais muito específicas.

Ter uma ferramenta robusta de análise de mídia social também ajuda os gerentes de mídia social a identificar tendências e extrair insights com facilidade, sem o incômodo de planilhas.


8. Pode trabalhar sob pressão

Gerenciar os canais de mídia social de uma empresa geralmente significa ser a voz de uma marca . Esta é uma grande responsabilidade para assumir, não importa quão grande ou pequena seja a marca. Portanto, os gerentes de mídia social precisam ser frios sob pressão.

Muitas vezes, há muito escrutínio em tudo que um gerente de mídia social publica, tanto de seguidores quanto de funcionários. Pensamentos e orações para todos os gerentes de mídia social que tiveram que explicar um tweet (ou por que não twittar algo) para o CEO.


9. Resiliência

Ao agir como a voz da marca, é muito fácil para os gerentes de mídia social sentir que as respostas e mensagens negativas direcionadas à marca também são direcionadas a eles pessoalmente. Isso pode realmente desgastar a saúde mental de um gerente de mídia social. É importante que os gerentes de mídia social se lembrem de separar seu valor pessoal da marca e, se necessário, parar de ler comentários.

Observação: Idealmente, os gerentes de mídia social também têm chefes que entendem o preço que o trabalho na linha de frente do engajamento digital pode causar e que respeitam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.


10. Capaz de definir limites e desconectar

Relacionado ao traço anterior, os gerentes de marketing de mídia social devem saber como definir limites pessoais. Seja silenciando notificações, fazendo pausas na tela ou tirando férias em uma cabine com wifi opcional no meio do nada, esses hábitos são importantes para evitar o esgotamento (cujas taxas são bastante altas no setor de mídia social).

Graças à natureza sempre ativa das mídias sociais, os profissionais sociais tendem a sempre verificar as menções. A melhor coisa que um gerente de mídia social pode fazer por si mesmo e pela empresa é criar diretrizes bem documentadas (como tom de voz, guias de estilo e manuais de plataforma) para que eles possam passar as rédeas sociais para outra pessoa e não serem tentado a fazer check-in durante as férias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem