COMO FUNCIONA O MERCADO FINANCEIRO?



O QUE O DINHEIRO FAZ?

O dinheiro pode ser usado de várias maneiras diferentes. A sua conta poupança fornece-lhe um local seguro (um banco) para guardar o seu dinheiro e ganhar juros enquanto não o estiver a utilizar. Mas o dinheiro em sua conta poupança não fica em um cofre gigante no banco, é usado para ajudar outras pessoas a comprar casas e carros e ir para a faculdade.


Quando o banco faz um empréstimo, ele está sacando todo o dinheiro que as pessoas colocaram nele. Desta forma, o banco atua como um mercado financeiro para o dinheiro. Um empréstimo bancário pode ajudar a impulsionar o crescimento, mas um dia terá de ser pago de volta, com juros (uma taxa para cobrir o custo do empréstimo).


O dinheiro também é usado pelas pessoas para fazer investimentos. Quando você investe em uma empresa, você está emprestando a ela (quando você compra títulos) ou comprando uma parte dessa empresa (quando você compra ações). Quando você investe em uma empresa, ela pode usar o dinheiro para crescer, comprar equipamentos, aumentar a publicidade, contratar novas pessoas, pesquisar novos produtos ou qualquer outra atividade comercial.


INVESTIR EM UM NEGÓCIO

As empresas vêm em muitos tamanhos e formas diferentes. Uma empresa de propriedade e operada por uma pessoa é chamada de empresa individual. Uma empresa individual é fácil de formar e todos os lucros vão para o proprietário. Mas uma empresa individual pode não ter dinheiro suficiente (chamado capital) para crescer ou o proprietário pode estar preocupado com todos os riscos de operar um negócio. Um único proprietário pode juntar-se a outras pessoas para formar uma sociedade, de propriedade de duas ou mais pessoas. Pode haver mais dinheiro para investir agora, mas os proprietários precisam compartilhar o poder de decisão e o dinheiro ainda pode ser limitado. Uma parceria também pode limitar o risco, tornando a própria empresa uma entidade legal. Desta forma, o negócio pode ser processado, mas as casas dos parceiros e o dinheiro fora do negócio estarão seguros.


Confira esse artigo: O QUE É IPO? POR QUE AS EMPRESAS FAZEM ISSO?


Uma empresa que ainda quer crescer tem várias opções. Sua primeira opção é usar seus lucros para capital – chamado reinvestimento. Uma empresa, como um indivíduo, também pode obter dinheiro tomando emprestado de um banco. Como um indivíduo, porém, o empréstimo bancário deve ser pago com juros, e o banco pode limitar o quanto emprestará a uma empresa de acordo com a capacidade da empresa de pagá-lo. Uma pequena empresa provavelmente só poderá emprestar uma pequena quantia de dinheiro.


Para crescimento de longo prazo, uma empresa pode tentar uma forma diferente de empréstimo, emitindo títulos. Um título é um IOU da empresa para os investidores. Após um determinado período de tempo, de seis meses a trinta anos, um título vencerá. Quando isso acontece, a empresa deve pagar a cada indivíduo o valor investido. A empresa também paga juros a cada investidor em intervalos específicos durante os anos em que o investidor detém o título.


Levantar capital

A quarta alternativa para levantar capital é vender parte da propriedade da corporação ao público. A venda de ações da empresa pode gerar enormes quantias de dinheiro que podem ser usadas para diversos fins. Quando uma empresa começa a vender ações, diz-se que "ir a público". A empresa geralmente contrata um banqueiro de investimento para ajudá-la a abrir o capital, avaliando a empresa, determinando um preço para as ações e servindo como intermediário entre a empresa e o público investidor. Quando as ações de uma empresa são vendidas pela primeira vez, ela é chamada de oferta pública inicial ou IPO e é vendida no mercado primário. Então, quando os acionistas querem revender a ação, ela é vendida em um mercado secundário, como uma das bolsas.


COMO OCORRE O INVESTIMENTO

Um mercado financeiro é um lugar onde empresas e indivíduos celebram contratos para vender ou comprar um produto específico, como ações, títulos ou contratos futuros. Os compradores procuram comprar pelo menor preço disponível e os vendedores procuram vender pelo maior preço disponível. Existem vários tipos diferentes de mercados financeiros, dependendo do que você deseja comprar ou vender, mas todos os mercados financeiros empregam profissionais e são regulamentados.


Se você quer um empréstimo ou uma conta poupança, você vai ao banco ou cooperativa de crédito, se você quer comprar ações, um fundo mútuo ou um título, você vai a um mercado de valores mobiliários. O objetivo de um mercado de valores mobiliários é principalmente para as empresas adquirirem capital de investimento. Exemplos de mercados de valores mobiliários incluem a Bolsa de Valores de Nova York e a Bolsa de Valores Americana. Outro mercado de valores mobiliários é o mercado de balcão, onde uma rede de computadores de revendedores compra e vende ações.


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem