Copywriter, o que é? Deveres e habilidades comuns!


A equipe editorial do Empregos e Finanças é composta por uma equipe diversificada e talentosa de escritores, pesquisadores e especialistas no assunto, equipados com dados e insights do Empregos e Finanças para fornecer dicas úteis para ajudar a orientar sua jornada de carreira.


Copywriting envolve escrever com a intenção de persuadir o leitor a tomar uma determinada ação, como comprar um produto ou serviço. Você usará sua compreensão do impulso humano para influenciar seu público com frases e palavras sugestivas. Neste artigo, explicamos o que significa ser um redator e como você pode se tornar um.


O que é um redator?

Um redator é um indivíduo que produz conteúdo escrito persuasivo, também conhecido como cópia, para marketing e publicidade online ou impresso. O conteúdo é utilizado em materiais promocionais como folders, e-mails, sites, catálogos e outdoors, entre outros.


Existem três tipos principais de copywriters:

Redatores de agências

Estes são redatores que normalmente devem trabalhar em período integral depois de garantir um emprego em uma agência que atende a vários clientes. Eles usam sua criatividade para ajudar os clientes a gerar identidade de marca e produzir conteúdo.


Redatores freelancers

Copywriting freelance oferece a maior liberdade em relação ao tipo de conteúdo e compromisso de tempo. Há muita flexibilidade e você pode aceitar muitos trabalhos com os quais se sente confortável. Você pode trabalhar para muitos clientes simultaneamente nos tópicos que gosta de escrever.


Redatores corporativos

Você também pode trabalhar para empresas específicas como redator interno. A empresa pode lhe dar um retentor mensal e royalties pelo seu trabalho. Os royalties incluem o dinheiro que você ganha quando sua cópia converte um leitor em um cliente. Essa oportunidade oferece maior segurança no emprego e os projetos exigem menos criatividade, pois o assunto é altamente consistente.


O que faz um redator?

Os redatores criam conteúdo escrito envolvente que pode ser compartilhado em várias plataformas. Seu conteúdo persuasivo educa, engaja e atrai o público, levando-o a desenvolver interesse em bens ou serviços específicos. Isso inclui as seguintes tarefas:

  • Escrever e editar conteúdo que reflita a voz digital de uma determinada marca ou cliente;
  • Cumprindo os prazos para envio de conteúdo;
  • Revisar o resumo de um projeto para gerar conteúdo persuasivo que atenda aos requisitos do resumo;
  • Pesquisando o conteúdo que escrevem e as alegações que fazem;
  • Entrar em contato com o gerente de projeto, editor ou outra parte interna ou externa relevante para esclarecer mal-entendidos sobre o conteúdo;
  • Relacionamento com outros profissionais em atendimento ao cliente, relações públicas e marketing;
  • Fornecendo conteúdo de alta qualidade e sem erros que atende às diretrizes de estilo do cliente;
  • Lidando com vários projetos, mesmo em breve aviso;
  • Propor ideias e tópicos para conteúdo futuro para vários clientes;

O salário de um redator

Sua disponibilidade, compromisso de tempo, requisitos e cronogramas do projeto, formação educacional e experiência podem afetar o quanto você ganha como redator. Quanto mais experiência você tiver no campo, maior será o potencial para você ganhar mais. Em média, você pode ganhar R$ 4.000,00 reais por mês no Brasil.


Como se tornar um redator

Você pode iniciar a jornada para se tornar um redator em qualquer estágio de sua vida, pois não há requisitos formais de entrada. No entanto, ter uma sólida formação educacional em marketing, redação, jornalismo ou pesquisa de marketing é essencial para melhorar sua comercialização. Você pode seguir os seguintes passos para iniciar sua jornada de copywriting com sucesso:

1. Entenda os fundamentos do copywriting

Ser um grande redator vai além de apenas saber escrever bem. Envolve entender a psicologia humana e os principais motivadores das decisões de compra. Ao escrever, tente capturar a atenção de seus leitores rapidamente para motivá-los a comprar um bem ou serviço específico. Isso exige que você organize as palavras de forma atraente e insira imagens e frases de chamariz que atraem o leitor.


2. Saiba por que as pessoas contratam redatores
Há muito conteúdo que as empresas precisam criar agora e lançar em diferentes plataformas, o que as faz depender muito de redatores. Você deve aprender a desenvolver e manter relacionamentos eficazes com eles. Você também precisa entender o tipo de conteúdo que eles precisam divulgar e quem eles precisam alcançar. Isso permite que você ajuste seu conteúdo de uma maneira que esteja de acordo com as necessidades de seu público-alvo e ajude seus clientes a gerar mais receita.


3. Identifique e estabeleça seu nicho
Mesmo que você possa escrever conteúdo geral ao começar, é importante se especializar em um nicho específico onde você pode crescer exponencialmente. Isso permite que você se alinhe para produzir conteúdo no qual você é bem versado e atrair clientes que procuram comercializar nesse nicho. O aumento da credibilidade decorrente do foco em um nicho específico leva a resultados maximizados. Por exemplo, se você tem experiência em finanças, faz sentido escrever sobre finanças, pois você saberá muito sobre os detalhes específicos do setor.


4. Desenvolva seu portfólio
Um “Portfólio Mínimo Viável (MVP)” ou portfólio de copywriting é um exemplo de trabalho que serve para informar os clientes sobre a qualidade do seu trabalho. Procure captar o interesse de seus clientes falando sobre seus interesses e necessidades. Você deve construir o MVP com cuidado e limitá-lo a cerca de 200-240 palavras com uma escolha de palavra específica que transmita efetivamente sua mensagem.


5. Faça sua marca e saiba como conseguir clientes
Seus serviços de copywriting serão mais recompensadores se você puder reter, atrair e conseguir novos compradores dos produtos e serviços com os quais seus clientes negociam. Isso requer o uso eficaz de linguagem e imagens persuasivas. Você deve incluir público-alvo, colocação de produtos, estratégias de marketing, identidade de marca e branding para si mesmo como redator na estratégia de negócios que você desenvolve para seus serviços.


Habilidades essenciais para um redator

Independentemente do tipo de redator que você é, existem certas habilidades essenciais que o tornarão mais eficaz. Eles incluem:

Uma natureza curiosa
Para escrever uma ótima cópia, faça uma pesquisa de fundo sobre o público-alvo e o tópico. Isso requer uma mente curiosa que está ansiosa para aprender coisas novas e usar o conhecimento para apoiar várias declarações.

Habilidades de escrita
Copywriting é um processo recursivo e não uma coisa única. Você precisa dedicar muitas horas na frente de um computador escrevendo sobre uma ampla variedade de tópicos todos os dias. Mesmo que você não comece como um escritor talentoso, praticar repetidamente pode ajudá-lo a melhorar.

Habilidades de comunicação
Habilidades de comunicação excepcionais permitem que você entenda os outros e também seja entendido facilmente. Você pode usá-los para se afirmar e ocupar uma posição de autoridade no campo da redação. Isso começa primeiro ouvindo atentamente seus clientes e sabendo o que eles pretendem alcançar. Em seguida, você pode escrever para comunicar o objetivo pretendido ao público de forma persuasiva.

Atenção aos detalhes
É importante avaliar seu trabalho objetivamente antes de enviá-lo a um cliente. Isso envolve a verificação de erros gramaticais, erros de ortografia e pontuação, revisão e edição do trabalho para torná-lo uma cópia de qualidade.

Criatividade
Copywriting envolve muita pesquisa e depende de conteúdo antigo publicado online. No entanto, enquadre suas peças de forma única, tendo uma nova perspectiva. Isso requer muita criatividade e o uso das mesmas palavras e frases de forma intuitiva.

Habilidades de trabalho em equipe e colaboração
Em redação, você geralmente trabalha como parte de uma equipe, principalmente quando trabalha para uma agência de redação. Isso exigirá que você colabore com outros escritores, editores, artistas gráficos e desenvolvedores para desenvolver peças que atraiam tanto o público quanto o cliente.



Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário, que nós iremos responder. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso site, para receber novas dicas e notícias sobre empregos e finanças. Um forte abraço!!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem