O que é um Freelancer? Um guia completo para iniciantes!



Se você quer ser seu próprio chefe, testar uma nova carreira ou ter uma atividade paralela que se concentre em seu projeto de paixão, o freelancer pode ser o caminho a percorrer. E, se você decidir seguir um trabalho freelance, não estará sozinho.


Em 2019, uma pesquisa da MBO Partners descobriu que quase 41,1 milhões de americanos se identificaram como freelancers , sejam algumas horas por mês ou um acordo em tempo integral. Para detalhar um pouco mais, quase 15 milhões de trabalhadores afirmaram ser freelancers em meio período, e 12,4 milhões se autodenominavam freelancers em tempo integral! Com esses tipos de números, é imperativo se preparar bem para freelance e freelance. Use esta matéria para entender o que é ser freelancer, além de como encontrar empresas ou vagas de emprego, bem como aprender as características necessárias para ser bem sucedido como freelancer. 


O que é freelance? Definição e significado

Essencialmente, freelancer é um trabalho em que uma pessoa trabalha para si mesma, não para uma empresa. Embora os freelancers assinem contratos de trabalho para empresas e organizações, eles são, em última análise, autônomos. Esses profissionais são responsáveis ​​por todos os tipos de coisas que os funcionários tradicionais não são, como definir suas horas de trabalho, acompanhar o tempo gasto em diferentes projetos e etc.

Freelancers não são considerados “empregados” pelas empresas para as quais trabalham, mas sim “contratados”.


O que é um Freelancer? Mais maneiras de dizer “Freelancer” e o que elas significam

O significado de “freelancer” é muito amplo. Quando você está procurando por empregos freelance , há vários termos diferentes que você deve conhecer. Eles podem ajudá-lo a encontrar vagas de trabalho freelance e também são úteis ao descrever a si mesmo e o trabalho que você faz para clientes em potencial.

  • Contrato de trabalho : Trabalhos em que você é um trabalhador temporário contratado, em vez de um funcionário permanente.
  • Contrato de trabalho : O mesmo que contrato de trabalho.
  • Contratado independente : Outra maneira comum de dizer freelancer, mas seus termos de trabalho são especificados por um contrato com outra empresa ou indivíduo.
  • 1099 : Refere-se ao formulário do IRS que um contratado independente preenche, formulário 1099-MISC , e é frequentemente usado para descrever o trabalho (“Esta é uma função de contrato 1099”).
  • Consultor de contrato : Alguém que é contratado para consultas temporárias para questões específicas dentro de uma empresa.
  • Contrato para contratação : um trabalho que começa como um cargo de contratado independente e autônomo, mas tem o potencial de se tornar um cargo regular de funcionário se as coisas correrem bem.

Como encontrar trabalho freelance?

Concentrar-se em empresas conhecidas por contratar freelancers pode ser uma ótima maneira de começar sua busca por trabalho freelance. Muitas empresas nacionais e multinacionais buscam contratar os serviços de freelancers, para fazerem trabalhos rápidos e de custo relativamente baixo, visto que não precisará contratar um novo funcionário para realizar a tarefa em questão. Nesse sentido, podemos enxergar um grande benefício!

Mas qual o benefício? Bom... Caso você não tenha percebido, se você fizer pelo menos 3 trabalhos em um mês, 1 para cada empresa, no valor de R$ 300,00 reais/cada, você terá faturado R$ 900 reais! E quanto mais trabalhos você faz, mais você ganha. Logo, faz muito sentido investir nesse tipo de serviço.

Caso você saiba fazer alguma tarefa interessante, como Design, Copywriting, Gestão de Tráfego, Edição de Fotos/Vídeos e etc., vale muito a pena você virar um agente freelancer online. E para isso, existem várias plataformas que te auxiliam a divulgar seu trabalho para pessoas/empresas.

Aqui vai uma lista de alguns sites em que você pode se divulgar como freelancer:

  • https://www.br.freelancer.com/ - Site brasileiro
  • https://www.99freelas.com.br/ - Site internacional
  • https://www.workana.com/pt/ - Site internacional
  • https://www.vintepila.com.br/ - Site brasileiro
  • https://www.upwork.com/ - Site internacional
  • https://www.getninjas.com.br/ - Site brasileiro

Outras áreas comuns para freelancers

Estas são algumas das áreas que mais contratam freelancers:

  • Contabilidade e finanças
  • Administrativo
  • Escrita
  • Atendimento ao Cliente
  • Bilíngue
  • Computador e TI
  • Saúde médica
  • Editando
  • RH e Recrutamento
  • Educação e treinamento

Prós e contras de freelancer

Todo trabalho tem prós e contras, e freelancer não é diferente. Estar ciente dos desafios pode garantir que você esteja preparado para eles.

Prós do Freelancer

Ter controle sobre sua carga de trabalho, os clientes com quem você trabalha e sua renda é um benefício significativo do freelancer. Quando você é freelance, você está no banco do motorista. Você determina quais empregos aceitar, para quais clientes deseja trabalhar e sua taxa de pagamento . Dependendo do seu nível de especialização, é possível trabalhar meio período, mas pagar em período integral.

Flexibilidade e trabalho remoto também são vantagens. Na maioria das vezes, trabalhar em projetos freelance envolverá trabalhar em seu escritório em casa durante o horário que você escolher. Você com certeza vai ter prazos a cumprir, mas mesmo assim, você decidirá quando e onde trabalhar.

Contras de freelancer

Com o máximo em controle, vêm responsabilidades adicionais. Como freelancer, você é proprietário de uma empresa e precisa ficar por dentro de impostos, faturas, pagamentos recebidos, encontrar seu próprio seguro de saúde e comprar todos os softwares e tecnologias necessários para concluir seu trabalho.

A síndrome da festa ou da fome é outra desvantagem real do freelancer. Em alguns meses você estará muito cheio de trabalho, e enquanto o próximo mês ou próximos meses podem ser uma cidade fantasma. Você pode estar confiando em um contrato consistente com um cliente, apenas para descobrir que de repente ele não precisa mais de você. Freelancing requer uma boa gestão do dinheiro e constante sourcing de novos clientes.


Se você gostou desse post, não se esquece de compartilhar nas suas redes sociais! Deixe um comentário e se inscreva para receber mais postagens como essa.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário, que nós iremos responder. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso site, para receber novas dicas e notícias sobre empregos e finanças. Um forte abraço!!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem