A LOJAS AMERICANAS FALIU?


 A AMERICANAS VAI DECLARAR FALÊNCIA?


Você já deve ter ouvido isso de alguém nos últimos dias, com uma dívida que pode chegar a 40 bilhões de reais, a empresa acabou de entrar em um processo de recuperação judicial.

O preço da ação, que custava mais ou menos 11 ou 12 reais no início de 2023, caiu para cerca de 2 ou 3 reais, uma queda absurda, que impactou o mercado financeiro e o setor do varejo.

Mas será que outras empresas como Magalu por exemplo, podem chegar a ter esse problema? E se a Americanas falir, o que vai acontecer? Vamos descobrir tudo nesse artigo.



SOBRE A AMERICANAS:

Lojas Americanas é uma rede de lojas de varejo no Brasil fundada em 1929. A empresa vende uma variedade de produtos, incluindo eletrônicos, roupas, brinquedos, alimentos e muito mais. Ela se tornou conhecida por oferecer preços competitivos e uma ampla seleção de produtos. A empresa tem lojas em todo o Brasil, e era até pouco tempo, uma das maiores redes de varejo do país.


Caso a Americanas declare falência, haveria um impacto significativo na economia brasileira, pois a empresa é uma das maiores redes de varejo do país. A falência da Lojas Americanas poderia levar a demissões em massa de funcionários, o que aumentaria o desemprego no país. Além disso, poderia afetar negativamente outras empresas fornecedoras e parceiras da Lojas Americanas, pois a empresa é um importante cliente para essas empresas. A falência também poderia causar uma queda na confiança dos consumidores e dos investidores, o que poderia afetar negativamente outras empresas e a economia como um todo.

 

A Lojas Americanas tem mais de 18 mil funcionários! São mais de 18 mil famílias que dependem da empresa de alguma forma.

Mas será mesmo que a Americanas corre o risco de falir?


O QUE ESTÁ ACONTENCENDO? 

Recentemente, uma empresa de auditoria investigou o financeiro da Americanas encontraram um passivo de 20 bilhões. A princípio, todo mundo achava que já era o fundo do poço, mas… ninguém esperava que ainda faltava mais 20 bilhões!


Ou seja, são 40 bilhões em dívidas no total, sendo que a empresa tem patrimônio líquido avaliado em no máximo 15 bilhões, assim apresentando um déficit absurdo!

Agora vamos nos aprofundar para entender o que de fato aconteceu.


Algumas pessoas especulam certas situações, por exemplo: o Risco Sacado

Segundo o Google, é quando:


Ou seja, a Americanas pode ter comprado mercadorias de fornecedores, com a opção de pagar apenas 2 ou 3 meses depois.

Então foi ao Banco e pediu dinheiro emprestado para pagar os fornecedores antes do prazo estipulado, ganhando um desconto na dívida. Dessa forma, eles informaram que as dívidas com os fornecedores foram quitadas, mas parece que simplesmente esqueceram de lançar as dívidas com os bancos.




O ESTOPIM

Assim que essa bomba toda estourou, o CEO da empresa deixou o cargo ao descobrir essas irregularidades. Basicamente ele entrou na empresa no dia 2 de janeiro pediu demissão.

Agora a nova executiva da Americanas: Camille Faria, foi quem ficou com a bomba!


Ela é especialista em lidar com empresas que estão quase quebradas. Ela tem histórico com esse tipo de trabalho, ajudou a reestruturar a Oi, que estava quase falindo. 



IMPACTO NO MERCADO FINANCEIRO

Os fundos imobiliários podem sofrer com esse problema, por exemplo: dos 80 mil metros quadrados da área privativa do MAXR11, mais de 31 mil metros quadrados estão lotados pra Lojas Americana. Essa pode ser uma das maiores fraudes da história e impactou milhares de investidores!

As ações da Americanas caíram drasticamente! Quase 90% de queda!


 

O Nubank alocava dinheiro de clientes em fundos de reserva de emergência que continham ações da Americanas! Então muita gente perdeu ativos com isso! Um prejuízo absurdo, certamente!

O Nubank não tem culpa de ter investido e acreditado na Americanas, até porque ninguém imaginava que a empresa estava devendo tanto assim.

 

Depois dessa história toda, a varejista entrou em um processo de Recuperação Judicial, que é basicamente decretar falência.

É bem possível que as outras gigantes do varejo brasileiro se preparem para não cometer os mesmos erros que a Americanas cometeu! Ainda assim, é muito difícil afirmar o que pode acontecer!


Tem muita gente falando que a empresa vai fazer altas promoções para tentar levantar dinheiro, então aproveitem as promoções de falência! 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem